PANLEXIA é um
Método de orientação diagnóstica e um Programa abrangente de assistência
pedagógica ao indivíduo disléxico. É o resultado de longos anos de pesquisas e
experiências compartilhadas por diferentes fontes de informação. E se torna
interessante perceber que muitas dessas influências vieram do trabalho
cooperativo de profissionais ligados a domínios nos quais crianças disléxicas
eram observadas e assistidas.
Há somente um método conhecido e pouco divulgado
para alfabetizar os disléxicos, é a panlexia.
O método Panlexia (Pamela Kvilekval) foi
estruturado com o objetivo de ensinar crianças com Transtornos Específicos de
Linguagem, através do uso de técnicas linguísticas estruturadas.
Não existe uma cartilha, uma receita, para
trabalhar com alunos disléxicos. Assim sendo, é preciso mais tempo e mais
ocasiões para a troca de informações sobre os alunos, planejamento de
atividades e elaboração de instrumentais de avaliação específicos; relutância
inicial (ou dificuldade, mesmo) por parte de alguns professores para separar o
comportamento do aluno disléxico das suas dificuldades;
Existe um receio do professor em relação às normas
burocráticas e conteúdos a seguir, aos companheiros de trabalho, aos colegas do
aluno disléxico, familiares, etc.;
A angústia do professor em relação ao nível de
aprendizado do aluno e às suas condições para enfrentar o vestibular;
O tempo necessário para cada professor percorrer a
sua trajetória pessoal em relação a esta questão.