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terça-feira, 11 de junho de 2013

Diagnóstico do Psicopedagogo para auxiliar na aprendizagem

O diagnóstico psicopedagógico é sem dúvida o ponto de partida para uma tentativa de compreensão das dificuldades de aprendizagem.
A tarefa diagnóstica, tanto em nível institucional quanto clínico, é, indispensável ao psicopedagogo, pois o auxiliará na tomada de decisões. Constitui, na verdade, um processo, um contínuo sempre revisável, pois a investigação das causas das dificuldades prossegue durante todo o trabalho de intervenção.
A realização do diagnóstico varia entre os profissionais, dependendo da postura teórica da cada um.
Para a realização do diagnóstico psicopedagógico o profissional, de um modo geral, desenvolve as seguintes atividades:
  •  Anamnese (reconstrução da história de vida da criança);
  •  Análise do material escolar desde a pré- escola;
  • Contato com a escola (direto ou através de questionário);
  • Observação do desempenho em situação de aprendizagem;
  •  Aplicação de testes psicopedagógicos específicos;
  • Solicitação de exames complementares (psicológicos, neurológicos, oftalmológico, audiométrico, etc.) dependendo do caso.

O conhecimento da etiologia é fundamental, não somente para determinação de prioridades de tratamento e para a escolha de metodologias específicas, mas, especialmente, para o planejamento de soluções preventivas e/ou de caráter social mais amplo. (Kiguel,1990)


fonte:http://aprendizagemafetiva.blogspot.com.br/2012/10/o-diagnostico-psicopedagogico.html