O
diagnóstico psicopedagógico é sem dúvida o ponto de partida para uma tentativa
de compreensão das dificuldades de aprendizagem.
A tarefa
diagnóstica, tanto em nível institucional quanto clínico, é, indispensável ao
psicopedagogo, pois o auxiliará na tomada de decisões. Constitui, na verdade,
um processo, um contínuo sempre revisável, pois a investigação das causas das
dificuldades prossegue durante todo o trabalho de intervenção.
A
realização do diagnóstico varia entre os profissionais, dependendo da postura
teórica da cada um.
Para a
realização do diagnóstico psicopedagógico o profissional, de um modo geral,
desenvolve as seguintes atividades:
- Anamnese (reconstrução da história de vida da criança);
- Análise do material escolar desde a pré- escola;
- Contato com a escola (direto ou através de questionário);
- Observação do desempenho em situação de aprendizagem;
- Aplicação de testes psicopedagógicos específicos;
- Solicitação de exames complementares (psicológicos, neurológicos, oftalmológico, audiométrico, etc.) dependendo do caso.
O
conhecimento da etiologia é fundamental, não somente para determinação de
prioridades de tratamento e para a escolha de metodologias específicas, mas,
especialmente, para o planejamento de soluções preventivas e/ou de caráter
social mais amplo. (Kiguel,1990)
fonte:http://aprendizagemafetiva.blogspot.com.br/2012/10/o-diagnostico-psicopedagogico.html